Em sessão do CUn, conselheiros TAEs defendem resposta aos ataques contra a autonomia universitária

24/01/2020 16:00

O Conselho Universitário, reunido em sessão extraordinária em 24/01/2020, votou a favor da divulgação de uma nota de manifestação sobre a Portaria nº 201/CGU/2020 que penalizou conselheiros por atuação no CUn .

Os Conselheiros TAEs presentes na reunião se manifestaram favoráveis à divulgação da nota, e apontaram que a defesa da autonomia universitária deve levar em consideração não somente este, mas também os demais ataques sofridos pela Universidade. Um exemplo citado foi a Nota Técnica nº 2569/2019 da CGU que recomendou a suspensão das portarias de flexibilização (suspensão esta que veio a ser anunciada pela Administração Central da Universidade poucos dias após a emissão da nota técnica da CGU). Os Conselheiros TAEs apontaram que assumir uma recomendação da CGU de forma irrestrita e sem estabelecer um diálogo com a comunidade envolvida significa abrir mão de parte da autonomia universitária.

Apesar da necessidade de se defender a autonomia universitária, não houve consenso entre os conselheiros e conselheiras quanto a aprovação do encaminhamento de emissão de uma nota oficial por parte do Conselho Universitário. Parte dos conselheiros docentes se opuseram a proposta. Os votos dos Conselheiros TAEs foram decisivos para a aprovação do encaminhamento, ficando a votação com 18 votos favoráveis e 15 votos contrários.

Os Conselheiros TAEs manifestam apoio à Gestão no que tange a defesa da autonomia universitária, mas cobram maior coerência da Administração Central – a autonomia universitária não pode ser uma bandeira defendida pela Gestão apenas quando lhe convém.