Conselho Universitário se reúne em sessão extraordinária nesta quinta-feira

27/02/2020 11:51

Na última quinta-feira, 20/02/2020, a Reitoria se reuniu com os diretores de Centros de Ensino e chefes de departamentos da Universidade para tratar do  Ofício-Circular Nº 08/2020, de 4 de fevereiro, que determina que as unidades orçamentárias vinculadas ao MEC devem abster-se de realizar despesas com pessoal ativo e inativo “em montantes cujos totais não estejam devidamente autorizados”. Na ocasião, a Reitoria informou que manterá todos os cronogramas e procedimentos relativos a concursos e seleções de professores em andamento. Além da reunião com os diretores, a Administração Central emitiu nota, afirmando que os pagamentos dos encargos sociais e benefícios como progressões, retribuições por titulação, incentivo à qualificação, entre outros, estão mantidos, porém não se posiciona de maneira firme em relação às contratações de docentes e TAEs: “Avaliamos que trata-se de uma situação transitória e confiamos que poderá ser revertida em breve.”.

Para tratar desse assunto, o Reitor convocou uma sessão extraordinária do Conselho Universitário para esta quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020, às 14:00. Em reunião prévia, os representantes TAEs no Conselho discutiram o posicionamento a ser adotado durante a sessão do CUn. Na reunião, foi discutida a importância de se cobrar um postura mais firme da Administração Central e, também, a necessidade de se defender a manutenção das contratações, tanto de TAEs quanto de docentes. Além disso, os representantes TAEs levantaram a importância da participação das técnicas e dos técnicos administrativos em educação da UFSC na sessão, uma vez que a falta de contratação de pessoal afeta diretamente a vida de toda a comunidade universitária.

Os conselheiros TAEs irão solicitar que a sessão do Conselho seja aberta. Assim, convidamos todas e todos a se fazerem presentes na sala dos conselhos às 14:00. A presença da nossa categoria é importante para que possamos cobrar uma postura mais firme da Administração Central perante aos ataques sofridos do Governo Federal.