Conselheiros TAEs defendem trabalhadoras e trabalhadores do HU em sessão no CUn

29/05/2020 18:14

Em sessão realizada no dia 29 de maio de 2020, os representantes Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) do Conselho Universitário (CUn) saíram em defesa dos trabalhadores do Hospital Universitário (HU). Os representantes TAEs denunciaram as condições precarizadas a que as trabalhadoras e os trabalhadores do HU vêm sendo impostos e criticaram a postura da Administração Central em não amparar esses trabalhadores. Entre outras coisas, foram expostos a falta de transparência na distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o desacordo das normas internas de utilização de EPIs em relação às normas oficiais, a demora ou recusa para autorização de trabalho remoto ou afastamento mesmo após a comprovação do trabalhador em grupo de risco e a obrigatoriedade imposta para que gestantes e trabalhadores com comorbidades continuem trabalhando. Além disso, foi solicitado que representantes do HU possam ser ouvidos em uma próxima reunião do Conselho.

Outro ponto defendido pelos representantes TAEs foi que a minuta aprovada pela da Comissão de Pós-Graduação (CPG) que prevê a retomada das atividades, de forma não presencial, não seja publicada no boletim  oficial da Universidade até que o debate sobre um eventual retorno das atividades seja realizado pelo Conselho Universitário. As conselheiras e os conselheiros TAEs manifestaram apoio à nota emitida pela Associação de Pós-Graduandos da UFSC (APG), onde a APG faz uma crítica ao modo apressado como a minuta da CPG foi aprovada.

Também salientamos a urgência de propor uma resposta institucional sobre o calendário acadêmico 2020/1 enquanto são construídos levantamentos sobre o retorno de atividades de ensino.  Ainda, reforçamos a  necessidade de respeitar o Conselho Universitário, que ficou todo o mês de abril sem se reunir, como instituição deliberativa máxima da Universidade. Vale lembrar que compete ao CUn definir as diretrizes da política universitária, acompanhar sua execução e avaliar os seus resultados, em conformidade com as finalidades e os princípios da Instituição. Durante esse período, vimos a construção de documentos e comissões de trabalho sobre as atividades na UFSC em um espaço alheio a esse, do qual não tivemos conhecimento sobre sua formação e/ou conteúdo de trabalho. Além disso, recebemos, enquanto trabalhadores, reduções nos auxílios de insalubridade e periculosidade, adicionais noturnos, dentre outros.

Ao final da sessão, foi encaminhada à Secretaria Geral dos Órgãos Deliberativos Centrais (SODC) e aos demais conselheiras e conselheiros que os seguintes itens sejam incluídos nas pautas das próximas sessões:

• Bolsas de monitoria e estágio (que tiveram corte de auxílio transporte anunciado);
  • Calendário acadêmico e vestibular;
  • Situação do HU;
  • Planejamento das atividades da UFSC a curto/médio/longo prazo;
  • Tramitação do Anti-Projeto Future-se.